Comissionamento de Telemarketing (Atendentes e Gestores)

Os atendentes de telemarketing entram em contato com potenciais emissores de certificados digitais e cadastram novas unidades, novos parceiros indicadores (contabilidades). Quando esses usuários aprovam x pedidos, o atendente recebe uma comissão única, no valor de X uma única vez. Cada atendente está vinculado a um gestor, que é responsável por sua equipe e recebe uma comissão adicional sempre que um de seus atendentes completa o ciclo de comissionamento.

Este módulo foi desenvolvido para permitir a parametrização flexível, de forma que você pode definir quantos pedidos precisam ser indicados para a AR (Autoridade Registradora) para que seus atendentes sejam comissionados.

Agora, vamos conhecer mais sobre essas configurações.

Para que o cliente possa operar com esse modelo de negócio, é essencial, primeiramente, ativar o módulo de Telemarketing no sistema. Após essa ativação, é necessário configurar quantos pedidos devem ser aprovados para que o atendente receba a comissão. Para ajustar essa configuração, siga o caminho: Sistema -> Configurações do Sistema -> Parâmetros do Sistema. Na aba “Outros”, busque por “Telemarketing” e insira a quantidade de pedidos que o parceiro deve emitir para gerar a comissão.

Após realizar a parametrização inicial, será necessário configurar o comissionamento do atendente. Para isso, siga o caminho: Faturamento -> Cadastro -> Vendedor.

No cadastro do vendedor, na parte inferior da página, será exibida uma seção chamada “Telemarketing”. Nessa seção, você encontrará algumas opções (flags) que devem ser ajustadas:

  • Se for um atendente, marque a flag correspondente e defina o valor da comissão que ele receberá.
  • Se houver um gestor de atendentes, que receberá comissão com base no desempenho dos atendentes, primeiro cadastre o gestor. Em seguida, vincule-o ao cadastro do atendente, seguindo a hierarquia de comissionamento.

Após o cadastro do atendente, é necessário vinculá-lo à unidade ou à contabilidade que ele captou.

Para vincular o atendente à unidade, siga este caminho: Faturamento -> Cadastro -> Unidade, na aba “Principal”. Em seguida, consulte o módulo “Telemarketing” e faça a vinculação do atendente.

Para vincular o atendente à contabilidade, siga este caminho: Faturamento -> Cadastro -> Contabilidade, na aba “Contabilidade”. Em seguida, consulte por “Atendente Telemarketing” e vincule o atendente correspondente.

Após realizar a vinculação, será necessário aguardar até que seja atingida a quantidade de pedidos configurada no sistema. Para validar o processo de apuração da comissão, foi parametrizado que apenas 1 pedido aprovado já comissiona o atendente. Um pedido de teste foi criado para verificar essa apuração.

Ao acessar Financeiro -> Processo -> Apurar comissão, selecionei o atendente responsável pelo ponto de atendimento. O cálculo da comissão foi realizado corretamente, conforme mostrado no print abaixo.

Após a criação do pedido, tanto na tela de Unidade quanto na tela de Contabilidade, há um campo que contabiliza a quantidade de indicações feitas pelo atendente. Esse campo é utilizado para calcular a comissão do atendente. Abaixo está o print do campo:

O processo de comissionamento de atendentes é essencial para incentivar a produtividade e garantir o reconhecimento pelo trabalho realizado. Com as configurações corretas no sistema, é possível automatizar a apuração das comissões, facilitando a gestão e assegurando que tanto os atendentes quanto seus gestores sejam devidamente recompensados. Para garantir que tudo funcione conforme esperado, siga os passos descritos e revise regularmente os parâmetros configurados. Em caso de dúvidas, nossa equipe de suporte está à disposição para ajudar.

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Atualizado em 20 de setembro de 2024
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