Cadastro de tabelas de preço para unidades

Visão geral #

O sistema permite que sejam utilizadas duas formas de parametrizar as tabelas de valores de aquisição dos pontos de atendimento, com o intuito de trazer facilidade e flexibilidade para o formato de trabalho de cada um. Também permite a configuração de uma tabela de venda para o cliente final, podendo definir os valores sugeridos para a venda dos certificados.

Essas tabelas, quando para valores de aquisição, podem ser configuradas como sendo:

  • Tabela Geral, em que a mesma tabela pode ser utilizada em mais de uma unidade no sistema;
  • Tabela de Unidade, em que uma tabela é vinculada a apenas uma unidade no sistema.

Pensando em seu funcionamento e cálculos dentro do sistema, ambas funcionariam da mesma forma. Porém, a tabela de Unidade traz mais flexibilidade aos cadastros, permitindo que os valores sejam configurados individualmente para cada ponto de atendimento e também para cada AC utilizada na criação do pedido.

A seguir veremos um pouco mais sobre essas configurações.

Identificando as tabelas de preço #

No menu principal, posicione o cursor do mouse sobre o menu “Faturamento“, em seguida sobre a opção “Cadastros“, depois sobre “Tabela de preço“. Ali, você verá todas as diferentes opções de tabelas no sistema. Primeiro, vamos falar sobre as tabelas de Aquisição, sendo a Geral e a de Unidade. Você pode utilizar os dois formatos simultaneamente no sistema caso necessário, porém cada ponto de atendimento deverá ser configurado utilizando apenas um dos modelos de parametrização.

Tabela geral #

Esse formato de configuração permite que a mesma tabela seja utilizada em diferentes pontos de atendimento, caso você possua muitos pontos que trabalham com os mesmos produtos e valores de aquisição. Essa tabela é informada na aba “Principal” do cadastro da Unidade, em uma caixa de seleção.

Para configurar a tabela, você irá escolher a opção de “Geral (Aquisição)” no caminho mostrado acima, e será redirecionado para a tela da listagem de tabelas já criadas. Nessa tela você tem também a ação de Criar, na parte superior direita da tela, em verde. Clicando nela, você poderá configurar a nova tabela.

Você deverá dar um nome para a tabela, que será o nome exibido na caixa de seleção no cadastro da unidade. Se necessário, poderá definir também uma AC de integração para ela, mas esse não é um campo obrigatório. Logo abaixo, verá a ação para Incluir produto / serviço que adiciona uma nova linha a cada clique, para ser informado um produto e seu valor de aquisição. Você consegue preencher quantos produtos quiser e seus respectivos valores, para salvar a tabela.
O sistema apresentará erro ao salvar caso uma linha esteja inserida porém não esteja preenchida, então temos também a opção do X, à direita, para excluir uma linha inserida, caso necessário.

Tabela de Unidade #

Esse formato de configuração permite que cada ponto de atendimento tenha sua configuração própria, com seu portfólio de produtos e valores de aquisição, trazendo mais flexibilidade para os acordos e contratos com cada um.

Para configurar a tabela, você irá escolher a opção de “Unidade (Aquisição)” no caminho mostrado, e será redirecionado para a tela da listagem de tabelas já criadas. Nessa tela o sistema exibe também as datas de vigência das tabelas, a Unidade vinculada e também a AC, se presente. Você tem também a ação de Criar, na parte superior direita da tela, em verde. Clicando nela, você poderá configurar a nova tabela.

A configuração aqui é um pouco diferente da Geral, com alguns pontos importantes para se atentar.

Você deverá primeiro dar um nome à tabela, e embaixo verá o campo de período de vigência da mesma. A vigência é definida pela data inicial, que informa à partir de quando os pedidos dessa unidade usarão os valores informados na tabela, e tem também a data final, para finalizar a utilização da tabela caso esses valores ou produtos sejam alterados no futuro.

Quando for necessário alterar algum produto ou valor de aquisição nas tabelas de Unidade, o ideal é que seja finalizada a vigência da primeira tabela e criada uma nova, com os novos produtos e valores e com uma nova data de início para a vigência da mesma, à partir da finalização da primeira. Dessa forma, o sistema não perde nenhum registro dos pedidos passados que já estão criados, caso seja necessário realizar alguma alteração ou ajuste nos mesmos posteriormente.

Abaixo, você encontrará o tipo de cálculo, em que normalmente será utilizado o de valor, para valor de aquisição. Temos também o campo para informar a AC de integração, se necessário nos casos de Multi-AC.

Por fim temos os itens da tabela, que são parametrizados da mesma forma de antes, incluindo as linhas com os campos para selecionar o produto e o valor de aquisição, e que não podem estar vazios para salvar a tabela.

Temos também uma aba para informar Contabilidades que usarão essa mesma tabela, que não é uma configuração muito utilizada pois temos também a parametrização individual por contabilidades, para definir e ajustar também as questões de comissionamento. Sobre contabilidades, você consegue entender mais a fundo no artigo: https://gfsis.com.br/docs/comissionamento-de-contabilidades-e-parceiros/

Utilização das tabelas de aquisição #

O sistema buscará os valores das tabelas de aquisição no momento da criação do pedido de venda, para informar o valor de repasse do mesmo na tela de criação, caso o usuário que está realizando possa visualizar esses valores.

E também exibirá esses valores na listagem de pedidos, juntamente com o de venda, caso o usuário realizando o acesso também possa visualizar esses valores.

Esse valor também será o valor do débito que será informado no controle de créditos dos pontos de atendimento, trazendo a referência do pedido de venda para um melhor acompanhamento.

E também será informado nos demais relatórios e processos do sistema que utilizem desses valores de aquisição dos pontos de atendimento em sua composição.

Tabela de venda cliente final #

O sistema também possibilita que seja cadastrada uma tabela de venda para os clientes finais, para que o sistema consulte esse valor no momento da criação do pedido e o informe no valor final de venda.

No mesmo caminho já apresentado acima, após posicionar o cursor sobre a opção “Tabela de preço” você deve clicar na opção “Venda cliente final“. Feito isso, você será redirecionado para a tela de listagem de tabelas de venda, onde também conseguirá criar uma nova.

Ao criar uma tabela de venda cliente final, o sistema consulta os produtos informados na tabela de aquisição da unidade em questão e já traz todos eles preenchidos, para que sejam ajustados somente os valores de venda. Não há uma maneira de inserir produtos diretamente na tabela de venda, caso seja necessário alguma adição ou remoção de produtos, o ajuste deve ser feito nas tabelas de aquisição.

Logo após selecionar a unidade, existe um campo de seleção para informar onde será utilizada a nova tabela, podendo ser ajustado para utilização somente nos pedidos feitos no sistema, somente nos feitos no site, ou ambos.

Nos itens existem os campos de valor sugerido e valor de venda, que podem ser preenchidos conforme acordado com cada ponto de atendimento. Se necessário, pode ser preenchido somente o campo de valor de venda e o sistema já exibirá esse valor corretamente no momento de criação do pedido.

Existe também uma marcação para disponibilizar o produto no site, caso você queira disponibilizar apenas alguns produtos do portfólio dessa unidade para serem comercializados no link de e-commerce dela.

Todas essas configurações você conseguirá visualizar na imagem abaixo:

Embora o sistema consulte esses valores e os defina no valor de venda dos pedidos, a depender das configurações de cada unidade os vendedores também conseguirão dar descontos e acréscimos nesses valores no momento da criação de cada pedido de venda, ou ainda editar diretamente esse valor final do pedido. Essas questões podem ser acordadas e parametrizadas individualmente com cada ponto de atendimento e posteriormente repassadas aos vendedores.

O que você achou desse artigo?
Atualizado em 16 de maio de 2024
×