Comissionamento de Contabilidades e Parceiros

Visão geral #

O sistema permite que sejam utilizadas diversas formas de comissionamento para os parceiros, possibilitando que cada parceiro possa ter seu próprio contrato e formato de trabalho junto à AR.

Atualmente esse comissionamento pode ser feito de 3 formas:

  • Valor fixo, em que é definido um valor fixo para o parceiro receber em cada pedido realizado;
  • Percentual, sendo definida uma porcentagem para ele receber em cada venda, calculada utilizando o valor de venda dos pedidos;
  • Tabelado, em que é cadastrada uma tabela de comissão para o parceiro, podendo ser personalizada de diferentes formas.

A seguir veremos um pouco mais sobre essas configurações.

Listagem de contabilidades/parceiros #

No menu principal, posicione o cursor do mouse sobre o menu “Faturamento“, em seguida sobre a opção “Cadastros“, e por fim selecione a opção “Contabilidade/Parceiro“.

Feito isso, você estará na tela de listagem de contabilidades, onde poderá tanto cadastrar um novo parceiro quanto editar algum cadastro já realizado no sistema.

Identificando as opções de comissionamento #

Ao acessar o cadastro de um parceiro, você conseguirá identificar já na primeira aba, “Contabilidade“, as opções referentes ao comissionamento.

Para percentual e valor, deve ser informado o número desejado com duas casas decimais, como por exemplo 10,00 para R$ 10,00 ou 10%.

Quando selecionado o formato tabelado, o campo à direita se tornará um campo de busca, trazendo as tabelas de comissão cadastradas no sistema.

Ao selecionar uma dessas tabelas, ela ficará registrada no cadastro do parceiro e será a tabela utilizada para os cálculos de comissão dele.

Cadastrando a tabela de comissão #

No menu principal, posicione o cursor do mouse sobre o menu “Faturamento“, em seguida sobre a opção “Cadastros“, depois “Tabela de preço”, e por fim “Tabela de comissão“.

Feito isso, você estará na listagem de tabelas, onde poderá criar uma nova tabela ou alterar uma já existente.

Tipos de tabela de comissão #

As tabelas de comissão podem ser utilizadas de três formas diferentes, sendo por percentual ou valor, por faixa de pedidos ou por valor de aquisição.

No caso de percentual ou valor, deve ser preenchida apenas uma das opções para o funcionamento correto da tabela. O preenchimento segue o mesmo formato do mostrado anteriormente, com duas casas decimais. Devem ser inclusos todos os itens que esse parceiro irá comercializar e seus respectivos dados de comissionamento.

No caso de comissão por faixa, devem ser informadas as faixas de pedidos e os seus percentuais ou valores de comissão, com o preenchimento de apenas um deles novamente. O parceiro receberá a quantia de comissão definida para cada faixa de pedidos em que ele se encontrar. No caso do exemplo abaixo, quanto mais pedidos realizar, maior será o valor que ele irá receber também. O sistema considera a quantia de pedidos que ele indicou e verifica o comissionamento relativo à essa quantia.

No caso de comissão por valor de aquisição, devem ser inseridos todos os itens que o parceiro irá comercializar e seus respectivos valores de aquisição, sendo o valor que ele paga para a AR por cada certificado. Posteriormente, o sistema irá subtrair esses valores de aquisição dos valores de venda dos pedidos de venda, resultando na comissão do parceiro para cada pedido em que ele estiver indicado

Caso um produto não esteja informado na tabela de comissão do parceiro nos casos de percentual/valor ou valor de aquisição, o sistema não terá as referências desse produto e não fará o cálculo dessa comissão. Por isso, é importante se atentar aos cadastros, informando corretamente todos os produtos que esse parceiro poderá comercializar.

Também pode ser cadastrada uma tabela específica para os valores de venda desse parceiro, processo que podemos ver de forma mais detalhada abaixo.

Cadastro de tabela específica de venda #

Ao acessar o cadastro de um contador / parceiro, você conseguirá identificar a aba “Tabela de preço“. Nessa aba existem as marcações referentes à tabela específica do parceiro.

A primeira opção, “Tabela de preço específica“, é para habilitar a tabela específica para esse parceiro em questão, exibindo o ícone da tabela na listagem de contabilidades.

A segunda opção, “Exibir na venda apenas produtos da tabela de preço“, é para que no momento da criação dos pedidos em que esse parceiro esteja indicado, sejam exibidos apenas os produtos da tabela específica dele para comercialização. Normalmente, essas duas marcações são utilizadas em conjunto.

A terceira opção, “Onde usar a tabela“, é para escolher onde será utilizada essa tabela específica, podendo ser somente nos pedidos do sistema, somente no site, ou os dois.

A quarta opção, “Tabela de comissão específica” é para selecionar uma tabela de comissão modelo, caso você queira cadastrar uma tabela de comissão modelo com os produtos que mais parceiros irão comercializar. Dessa forma, ao informá-la ali o sistema usará esses produtos para criar a tabela específica do parceiro, sendo necessário ajustar somente os valores de venda posteriormente.

Por padrão, o sistema buscará os produtos da tabela de aquisição da unidade informada na aba “Unidade” do cadastro do parceiro, e posteriormente a tabela específica pode ser ajustada livremente, como veremos abaixo.

Identificando a tabela específica #

Ao marcar a opção de tabela de preço específica, será exibida a seguinte ação na listagem de contabilidades e parceiros:

Ao clicar na ação o sistema exibirá uma nova janela, no formato de pop-up, com a tabela específica do parceiro, onde podem ser informados ou retirados os produtos e também cadastrado o valor de venda de cada produto, somente para esse parceiro.

Ainda nesse pop-up, podemos também gerar um arquivo PDF dessa tabela ou enviar por e-mail ao parceiro, caso necessário, para que ele possa saber seus valores de venda. Os parceiros não tem acesso à esse ambiente pois essa tabela é de edição livre, então somente os usuários responsáveis pela manutenção e ajustes desses valores devem poder acessá-la.

Caso o parceiro trabalhe com o comissionamento tabelado por valores de aquisição ele conseguirá já saber também quanto receberá de comissão com a venda de cada produto, pois será a diferença entre os seus valores de venda e sua aquisição, possibilitando um maior controle de seus recebimentos.

Alterações de comissionamento #

Essas configurações podem ser alteradas nos cadastros dos parceiros livremente e a qualquer momento, então é possível realizar novos acordos com os contadores e parceiros e mudar seus formatos de comissionamento dentro do sistema.

As novas configurações de comissionamento entram em vigor no momento do ajuste, sendo importante se atentar a essas configurações no momento da criação do cadastro e também às datas posteriores quando for realizada alguma alteração. O sistema calculará as comissões apenas para os pedidos futuros, após a atualização, então caso o cadastro fique sem informação de comissionamento o sistema não irá calcular as comissões nesse período. Caso seja informado algum valor, percentual ou tabela incorretos o sistema usará esses dados para o cálculo das comissões, pelo período em que essas configurações estiverem informadas no cadastro do parceiro.

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Atualizado em 10 de maio de 2024
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