Introdução:
A Acert Sistemas comercializa 2 softwares ERP de natureza financeira distintas: o GFSIS voltado para Autoridades Certificadoras, no qual as vendas são realizadas com intuito de recebimentos pontuais em cada venda de certificado digital, e o GFSIS Controle, sistema ERP voltado para vendas que são realizadas com intuito de recebimentos recorrentes, com periodicidade mensal, trimestral, semestral, anual ou ainda também para recebimentos parcelados e contratos de prazo determinado.
Visão Geral:
Como esses citados segmentos de negócio requerem gestão financeira de acordo com sua natureza própria, a funcionalidade que integra GFSIS AR + GFSIS Controle oferece a possibilidade de realizar uma venda feita no GFSIS de AR gerando outra venda automaticamente no GFSIS Controle, sendo possível a gestão financeira de acordo com as características e necessidades de cada uma destas operações.
Pré-requisito:
Para utilizar esta funcionalidade, a empresa precisa possuir uma licença GFSIS de cada um dos 2 produtos Acert. As configurações são realizadas pela equipe de Implantação ou pela equipe de Suporte Acert Sistemas, sempre em comum acordo com nosso cliente GFSIS, sendo feitas as validações e ajustes escolhidos, conforme escolha do proprietário das licenças.
Etapas de Parametrização
Etapa 1: Configurações de Sistema no GFSIS de AR
Para iniciar o procedimento de parametrização, no GFSIS de AR, o Analista irá executar os procedimentos abaixo indicados:
1.1 Menu Sistema -> Configurações do Sistema -> Parâmetros do Sistema. Aba Webservice, Seção Integração GFSIS Controle, campo URL do GFSIS Controle, inserir https://nomedainstancia.gfsiscontrole.com.br/ (com a barra no final)

Ao realizar esta parametrização preenchendo o campo citado, no cadastro de produtos do GFSIS de AR (Menu Estoque -> Produto /Serviço) irá surgir uma nova Aba dentro do cadastro individual de cada produto, chamada Plano:

1.2 Na configuração de produto, Menu Estoque -> Produto / Serviço, deve-se preencher os campos conforme as orientações abaixo:
- Campo Identificador: utilizar o id do respectivo plano no GFSIS Controle;
- Campo Descrição: campo livre, sugerido cadastrar o mesmo nome que o plano recebeu no GFSIS Controle para fácil associação visual;
- Campo Token de integração(GET E POST): criar um código, com no mínimo 8 caracteres, podendo ser letras, números ou símbolos ou ainda uma combinação destes, para funcionar como uma 2ª camada de associação. Observação: o mesmo Token de integração inserido no plano no GFSIS de AR deve ser preenchido no GFSIS Controle acessando o Menu Produtos, entrar em edição no respectivo produto, ir na Aba Integração, e preencher o campo Token de integração (GET e POST) com esse código escolhido e preenchido igualmente nos 2 sistemas;
- Campo Valor: sugestão é deixar preenchido como 0,00, porque o ideal é que o valor dessa venda seja recebido no GFSIS Controle, já que a natureza dessa venda será de recebimento recorrente, com frequência de repetição, e a venda do certificado digital é de natureza pontual, ocorre somente uma vez.


Observações:
- podem ser disponibilizados ilimitados planos, sendo possível a escolha de 1 plano no momento da venda no GFSIS de AR.
- Esta configuração pode ser feita em produtos já existentes ou que sejam criados novos produtos pra esse fim de venda conjunta. Caso sejam novos produtos, incluí-los no GFSIS de AR no Menu Faturamento -> Cadastros -> Tabela de Preço Unidade (Aquisição) e Tabela de Preço Venda Cliente Final.
Etapa 2. Configurações de Unidade (GFSIS de AR)
A funcionalidade Integração GFSIS AR + GFSIS Controle pode ser oferecida segmentadamente, definindo-se qual(is) Unidade(s) irão alimentar o GFSIS Controle.
2.1 Menu Faturamento -> Cadastros Unidade. Aba Integração, Seção Integração GFSIS Controle, tendo 2 possibilidades de modelo de trabalho:
2.1.1 Cada venda feita no GFSIS de AR gerar uma venda no GFSIS Controle para o mesmo respectivo Vendedor: marcar o flag “Utilizar vendedor do pedido na integração com o GFSIS controle”
2.1.2 Todas as vendas feitas no GFSIS de AR geram uma venda no GFSIS Controle sendo direcionadas para um único Vendedor: não marcar o flag “acima”Utilizar vendedor do pedido na integração com o GFSIS controle” e preencher o campo CPF/CNPJ do vendedor para integração (preencher com o número do CPF, somente números, e que este CPF esteja associado no cadastro de Vendedor a somente um Vendedor e que o usuário associado ao mesmo esteja amarrado à respectiva Unidade no GFSIS de AR, e ao respectivo Distribuidor no GFSIS Controle)
Etapa 3: Observações finais e requisitos acessórios
3.1 O plano em questão deve estar inserido na tabela de Preço no GFSIS Controle, Menu Faturamento -> Cadastros -> Tabela de Preço, com a indicação do preço de fato a ser recebido do cliente final;
3.2 A tabela de preço citada no passo 3.1 deve estar amarrada ao respectivo Distribuidor
3.3 O Vendedor deve estar amarrado ao respectivo Distribuidor, conforme informado no passo 2.1.2
3.3 No cadastro do Distribuidor deve estar definida pelo menos 1 forma de pagamento;
3.4 No cadastro do Distribuidor, o campo Tipo de faturamento deve estar preenchido com a opção Faturar para o cliente final
3.5 Esta integração pode ser feita partindo de somente um ou partindo de vários endereços de GFSIS de AR enviando vendas para um único GFSIS Controle. 3.6 O GFSIS Controle irá criar esta licença para faturamento imediato, o que ocorre no GFSIS a cada ciclo de hora e 50 minutos, a partir de 08:00
Artigo desenvolvido pelo Analista de Implantação Vitor Fernando Ferreira