15/12/2024

Ticket: 55271 – Implementação Tabela Escalonada #

Foi criado um parâmetro para habilitar a funcionalidade de cobrança por tabela escalonada -> Parametros do sistema -> Aba Módulos

Para o funcionamento das cobranças por tabela escalonada, se faz necessário a criação das tabelas das unidades ou grupos de AR.
Basta acessar Faturamento -> Cadastro -> Tabelas de Preço -> Tabela de preço escalonada
A criação das tabelas pode ser feita por unidade ou por grupo de AR. Deverá ser informado a faixa inicial e a faixa final de cobrança da tabela, assim como nas demais tabelas é necessário incluir os produtos e seus respectivos valores.
Na primeira configuração deverá ser apontado qual tabela será a vigente. (após a configuração inicial o sistema irá atualizar a tabela vigente de acordo com a quantidade de certificados aprovados no mês corrente).

Após a criação das tabelas, existe a possibilidade de atualização de preço dos itens de determinadas tabelas. Basta selecionar a tabela desejada e clicar no botão “Atualizar Tabelas”

Informe o desconto/acréscimo desejado e clique na opção desejada.

Após a criação das tabelas se faz necessário a configuração das unidades que irão utilizar o sistema de cobrança por tabela escalonada, basta acessar Faturamento -> Cadastro -> Unidades.

Após informar que a unidade usará a tabela escalonada, deverá ser informado o tipo da tabela:

1 – Retroativa: Diariamente terá uma verificação no sistema que irá atualizar todos os pedidos aprovados naquele mês para a tabela que se tornará a vigente (caso a unidade tenha alterado a tabela vigente). Automaticamente também será atualizado a tabela vigente.

2 – Mês Seguinte: Todo dia primeiro de cada mês será realizado uma verificação da quantidade de certificados aprovados no mês anterior, caso seja necessário o sistema irá atualizar a tabela vigente e para o próximo mês a unidade estará com uma nova tabela vigente.

3 – Excedente: Para todo pedido realizado, o sistema realiza a verificação de somatório da unidade. Caso seja necessário o sistema irá atualizar a tabela viegente naquele momento e apartir daí a unidade já estará com uma nova tabela vigente

É necessário também definir qual o tipo de somatório será realizado:

1- Unidade: Serão considerados apenas os pedidos realizados pela unidade em questão

2 – Grupo de Ar: Serão considerados todos os pedidos realizados pelas AR´s que compõem o grupo (a unidade deverá ter o grupo de AR que ela pertence cadastrado e configurado).


Ticket: 63004 – Erro na impressão de nota fiscal emitida para agrupamento de pedidos #

Foi realizado uma correção na listagem de pedido de venda, para carregar os links das notas agrupadas.


Ticket: 64718 – Ajuste no filtro de descredenciamento no relatório de resumo mensal do faturamento #

Foi realizado um ajuste para verificar se a unidade esta “em descredenciamento“ normalmente.


Ticket: 64724 – Relatório de renovações (correção do ticket 51218 e 62906) #

Alinhado com o solicitante do ajuste que era uma falta de orientação do uso do filtro “Exibir dados do pedido renovado


Ticket: 64778 – Ajuste na Chave das notas fiscais de produto #

Foi adicionado uma atualização da chave NFe no GFSIS ao confirmar a emissão da NFe no eNotas.


Ticket: 65335 – Conferencia de pedidos aprovados safeweb (correção do ticket 64650) #

Foi feito uma alteração no texto de orientação em caso de erro no processo de conferência Safeweb


Ticket: 65221 – Adição de tag para autorização no XML das notas fiscais #

Criado campo em Empresa → Nota Fiscal Produto para que seja informado os CPF/CNPJ permitidos para consultar a NFe a partir de sistemas externos.

Uma vez inserido valores nesses campos, o CNPJ/CPF é enviado junto à NFe.


Ticket: 65694 – Erro ao pagar com cartão de crédito no ecommerce #

Foi realizado o ajuste a nível de validação dos “DocumentoIntegracao“. Quando a cobrança era cartão de crédito PAGARME V5., havia um problema em que somente o retorno “succeeded” era validado. Foi adicionada a validação para a condição “paid”


Ticket: 63464 – Criar nova ação no nível de acesso para cancelamento apenas de pedidos aguardando recebimento #

Criado nova permissão, nas Outras ações dos níveis de acesso, onde agora o usuário poderá cancelar pedidos caso eles estejam com pagamento em aberto:

Essa nova marcação funciona de maneira independente, ou seja, o usuário poderá cancelar tanto pedidos aguardando aprovação quanto aprovados:

Mas ela também pode trabalhar em conjunto com outros níveis de acesso, como o Permissão para cancelar pedidos que apenas não foram aprovados:

Com isso ela limitaria com que o usuário faça o cancelamento apenas de pedidos não aprovados e não pagos:


Ticket: 64493 – Personalização dos textos para realizar agendamento #

Foi realizado um ajuste para apresentar corretamente o texto ao entrar na tela de agendamento, caso seja informado um texto customizado nos Parâmetros do sistema:

OBS: caso o cliente já tenha um agendamento para o pedido em questão, a mensagem é automaticamente trocada para alerta-lo que ele está editando o seu agendamento antigo:

Já sobre o texto de mensagem ao finalizar um agendamento, agora temos um TAG que pode ser configurada nos textos customizados, para ser substituída na tela pública:


Ticket: 62179 – Solicitação de ajuste no processo de conferência de pedidos Serpro. #

Na tela ConferenciaSolicitacaoSerpro, foi adicionado um botão “Ação”, em que é possível selecionar o que deseja realizar com a lista de pedidos (gerar CSV e atualizar datas)

Com intuito de otimização da performance da tela, foi alterado o tipo de table a ser renderizada por uma mais leve.
Detalhe: a consulta por si só é lenta devido ao endpoint da SERPRO, não devido ao GFSIS.

Ao aplicar qualquer ajuste de data nos pedidos, são validados os parâmetros passados e obtida a lista a partir da tela. Ao atualizar, é exibida mensagem de confirmação em tela.

Caso seja atualizado e na listagem não há a informação desejada, os pedidos não são atualizados.


Ticket: 63495 – Inclusão de Campo ‘Faturamento Mínimo Esperado’ na aba ‘Informações financeiras’ da unidade #

Foi incluído um novo campo no cadastro de unidades para identificar o valor de faturamento mínimo esperado


Ticket: 64807 – Criação de nova rotina para WhatsApp para mensagens de natal e ano novo #

Foi incluído uma nova rotina de disparo de mensagem, que será enviado dia 25 e 31 de dezembro às 8 da manhã, desejando um feliz natal e feliz ano novo:

Com isso, todos os clientes que

  • Tem vinculo com unidades que estão configuradas para Enviar mensagem WhatsApp.
  • Tem número de WhatsApp configurado.
  • Não está com a restrição Não receber notificação via e-mail/Whatsapp, habilitada em seu cadastro

Os clientes que entraram nessas condições irão receber a mensagem nesses 2 dias às 8.


Ticket: 63475 – Inclusão de opção “CV PRÓPRIO” no campo ‘Tipo Taxa CV’ #

Foi criado um novo ENUM para o campo Tipo Taxa de CV, denominado CV PRÓPRIO


GFSIS – Tratativa para cancelar documento pix que não é encontrado no BB #

Foi realizado um ajuste na consulta de documentos no JOB de conciliação PIX Banco do Brasil: A consulta trazia tanto documentos de forma pagamento PIX quanto BOLETO PIX. Ao tentar consultar documentos BOLETO PIX no endpoint de PIX, sempre era jogado exception, pois o endpoint para se consultar BOLETO PIX é diferente do endpoint de PIX (já contemplado no outro job ConciliacaoBoletoJOB). Foi ajustado para somente trazer documentos PIX quando a integração for BANCO DO BRASIL


Ticket: 65680 – Alterações no novo e-commerce do sistema GFSIS. #

Foram realizados os ajustes realizados na Loja específica da Certifica para o novo e-commerce
1 – Alteração do campo CPF e Nome do responsável por CPF e Nome do representante legal:

2 – Adicionando um campo para informar o CEI:

3 – Criado um campo na configuração de loja, para que possa bloquear a criação de certificados com mídia para a validação de videoconferência:


Ticket: 65301 – Inclusão de Filtro do Grupo da AR #

Foi criado o filtro de Grupo Da AR nas telas de processo administrativo e reanálise


Ticket: 61229 – Criação de pedidos automaticamente no menu de videoconferência #

Em empresa, foram criados campos para definir os parâmetros de integração universal da Syngular:

No cadastro de Unidades (Ponto de Atendimento), foi criado na aba “Integrações” um campo para “Criar videoconferência ao receber retorno de notificação

No Webhook “NotificacaoBry“, ao receber o protocolo com a ação “created”, será criado no sistema o pedido referente ao protocolo através do seguinte fluxograma:

  1. Validado se o protocolo já existe no sistema. Caso não exista, é então verificado se a ação informada foi “created”.
  2. Consulta-se o protocolo na Syngular, onde é retornado, dentre outras informações, a data de criação do pedido, CPF/CNPJ do cliente, nome do cliente, Id do Produto (Policy) e o id Syngular do ponto de atendimento (registry_office_id).
  3. É criado/carregado o cliente com base no documento CPF/CNPJ informado na consulta do protocolo.
  4. É carregado o produto com base no policy (product_id) informado na consulta do protocolo.
  5. Carrega-se o ponto de atendimento com base no registry_office_id informado. O campo deve estar devidamente preenchido no cadastro de unidades.

6 – Se for encontrado um ponto de atendimento e o mesmo tiver um vendedor padrão, é iniciado a criação do pedido venda.

7 – Se o produto informado tiver um id (policy) de videoconferência, o pedido será criado como ATENDIMENTO VIDEOCONFERÊNCIA → SIM, sequencialmente, caso a unidade esteja marcada para “Criar videoconferência ao receber retorno de notificação“ , também é criado um registro de videoconferência para o mesmo (desde que as demais configurações pertinentes estejam preenchidas, tais como “Controle de atendimentos videoconferência“ no cadastro de Ponto de Atendimento ).

8 – Se o produto informado tiver um id (policy) de emissão presencial, o pedido também é criado, tendo a marcação ATENDIMENTO VIDEOCONFERÊNCIA → NÃO.
9 – Sempre que um pedido for criado, é registrado em histórico a sua origem.

10 – Caso ocorra algum erro de negócios, é retornado no body da response. Exemplo:


Ticket: 64634 –  Incluir data de revogação no excel de Meus Pedidos #

Foi incluído o campo data de revogação no excel da tela dos meus pedidos

O que você achou desse artigo?
Atualizado em 16 de dezembro de 2024
×